Quando criança, o alemão Joseph Pilates sofria de várias enfermidades, o que fez com que dedicasse sua vida a superar suas dificuldades. Ainda adolescente, queria entender o corpo humano e buscou diversas atividades para o auxiliar a ter uma saúde completa. Estudou fisiologia, anatomia e conhecimentos da medicina do Oriente e do Ocidente.

Joseph Pilates estudou as culturas gregas e romanas em busca do equilíbrio e da manutenção da saúde física e mental. Do circo, trouxe uma vasta bagagem sobre o funcionamento do próprio corpo. Com todo este conhecimento, Pilates sistematizou seus exercícios em um método que pudesse ser aplicado a pessoas que sofressem distúrbios de saúde, assim como ele.

Esse sistema de exercícios desenvolvido principalmente durante as duas primeiras décadas do século XX foi batizado de Contrologia. Conhecida como Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental, a metodologia é um sistema completo de exercícios com movimentos, posturas, aparelhos e acessórios. Ela busca desenvolver os três aspectos da natureza humana: corpo, mente e espírito.

Para isso, propõe a execução correta de cada movimento, focando a atenção na posição de cada segmento corporal, no seu perfeito alinhamento e na coordenação desses movimentos com a respiração completa e profunda. O resultado é um corpo forte, equilibrado e flexível, uma mente clara e ágil e um espírito alegre e harmonioso.

A primeira vez que o método chamou a atenção foi na Primeira Guerra Mundial, quando Joseph começou a desenvolver aparelhos utilizando as camas e cadeiras de rodas dos enfermos em um campo de refugiados em Lancaster, na Inglaterra.

O grande salto na expansão da Contrologia aconteceu com a imigração de Joseph para os Estados Unidos, em 1926. Lá montou seu studio e conheceu a bailarina Romana Kryzanowska, que se tornou sua fiel discípula e sucessora do método. Inicialmente praticada por boxeadores, lutadores e bailarinos, a metodologia foi rapidamente reconhecida por atletas, artistas, empresários, executivos e pessoas comuns pelos seus impressionantes benefícios físicos e várias melhorias nos aspectos mental e comportamental.

Um incêndio destruiu o prédio que abrigava o studio de Pilates em 1967. Na tentativa de salvar aparelhos, arquivos e documentação do seu método, ele inalou muita fumaça tóxica, o que se acredita-se ter sido um dos motivos de sua morte, meses depois. Clara, esposa de Joseph, continuou ensinando o método junto com o Romana até 1976, um ano antes de também falecer.

com 10 sessões você perceberá a diferença

com 20 sessões os outros perceberão a diferença

com 30 sessões você terá um novo corpo

O grande sonho de Joseph Pilates era conduzir todas as pessoas em busca de um corpo normal, sem faltas ou excessos. De portadores de necessidades especiais a atletas de alto nível que buscam melhorar sua performance, o Autêntico Método Pilates proporciona inúmeros benefícios para o corpo, a mente e o espírito. Em poucas semanas de prática já é possível sentir a diferença.

  • Melhora da capacidade vascular e cardiorrespiratória

  • Alívio de problemas ligados ao estresse e diminuição da tensão e fadiga

  • Fortalecimento da musculatura abdominal

  • Aumento de força, flexibilidade, resistência, controle motor, leveza e consciência corporal

  • Desaceleração dos processos degenerativos e de envelhecimento

  • Melhora do desempenho sexual e desportivo, da qualidade de vida e de várias dimensões da saúde: física, mental e emocional

  • Reeducação postural, o que melhora a estética, leva ao correto alinhamento e simetria corporal e contribui para o controle do peso corporal

  • Manutenção da mente alerta e revitalização corporal

  • Fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna, eliminando dores crônicas

  • Auxílio na reabilitação de lesões

  • Promoção de condição segura para melhorar o estilo de vida e a autoestima

Pilates